A VISÃO DE ROZENILDA
No ano de 2021, aceitei o desafio de estar à frente da gestão previdenciária do município de Irati, o CAPSIRATI, regime próprio de previdência municipal que congrega mais de 1.700 pessoas entre ativos, aposentados e pensionista. Percebi com o passar do tempo que a missão é muito maior que imaginava na época e, confesso, que a falta de conhecimento, experiência, clareza e o entendimento deste importante pilar da administração pública, tem sido um dos maiores obstáculos porque passei dentro da esfera administrativa desde que exerço função pública.
As melhorias ao longo desses anos foram superadas a partir do aprimoramento das capacitações deste setor, sobretudo através da APEPREV. Num destes espaços de capacitação promovidos pela APEPREV em Curitiba, no ano 2025, tive a oportunidade de conhecer o stand da Faculdade ANASP, que apresentou portfólio com a oferta de Curso de Mestrado Internacional na área previdenciária ofertada pela OISS, cujas parcerias no Brasil passam pela ANASP e APEPREV (da qual somos associados enquanto RPPS).
Trata-se de Mestrado em Formação Permanente em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social promovido pela OISS (Organização Ibero-americana de Seguridade Social), junto com a Universidade de Alcalá de Heñares na Espanha, que oferta esta modalidade de estudos, mesclada entre aulas virtuais e presencial.
Com o desejo e a necessidade de intensificar os conhecimentos nesta área de atuação, e melhorar os processos de gestão, meu interesse pelo mestrado foi instantâneo e passei a monitorar através da ANASP, quando seria o período de matrícula e, em contato com o presidente da APEPREV, senhor Marcio Apolinário, minhas chances de concretização se tornaram reais, pois a APEPREV possui um termo de parceria com a OISS, o que permite aos RPPS associados, a possibilidade de participação do mestrado, tendo desconto de 50% do custo total. Isto permitiu seguramente minha participação.
Entendo que aprofundar os conhecimentos na área previdenciária para aqueles que atuam na direção de regimes próprios torna-se imprescindível. É no dia a dia, que o conhecimento faz falta para gerir eficientemente um regime previdenciário e as demandas para manter a regularidade, o equilíbrio financeiro, a manutenção dos proventos, o acesso para aposentadorias e pensões, a educação previdenciária, revisões, legislações, processo de gestão, as demandas legais, o equacionamento do déficit financeiro, a execução da política de investimentos, exige de um gestor, o aprofundamento teórico e prático para tomada de decisões e o mestrado é um dos caminhos para elevar o conhecimento.
Rozenilda Romaniw é Gestora do RPPS de Irati / CAPSIRATI (PR)

SOBRE A PARCERIA ENTRE A APEPREV E A OISS
A OISS (Organização Ibero-Americana de Seguridade Social) é um organismo internacional técnico que promove a proteção social e a seguridade social nos países de língua espanhola e portuguesa, coordenando experiências, formando profissionais e facilitando acordos para garantir direitos de trabalhadores em diferentes países, como aposentadoria e benefícios.
O desenvolvimento da proteção social e a modernização da gestão são dois desafios que os sistemas de segurança social devem enfrentar. Nesse contexto, o OISS atua e áreas essenciais para alcançar esses objetivos.
A OISS dedica-se à promoção do ensino universitário na área da Segurança Social e desenvolve-se através de cursos realizados em colaboração com a universidade. Também reúne uma variedade de cursos especializados em diversos aspectos da proteção social.
A APEPREV é membro pleno da OISS participando ativamente na promoção e divulgação de ações e estudos voltados para a área de seguridade social. Esta parceria também possibilita aos associados da APEPREV condições exclusivas nos programas de Mestrado oferecidos pela organização.
Depoimento repassado pela participante e informações retiradas do site da OISS






